#DICA02 Parede de cimento queimado: técnicas, fotos inspiradoras e como fazer!

segunda-feira, 5 de novembro de 2018 10:42:40 America/Sao_Paulo
Não é só no mundo da moda que existem as tendências em alta, no universo da arquitetura e decoração de interiores também existe o que está em alta e o que está em baixa. E uma aposta certeira de tendência para casa é a parede de cimento queimado.    
         A parede de cimento queimado pode ser feita através de diversas técnicas e o resultado é sempre lindo para dar um toque com referência da decoração industrial.            
E se você tem gostado desse tipo de acabamento, hoje no post tem dicas de como fazer, melhores técnicas e muitas fotos de como usar parede de cimento queimado na decoração.

Tipos e Modelos de Parede de Cimento Queimado

1.Com cimento queimado.
O cimento queimado feito a partir da massa e aplicado sobre a superfície é a maneira mais tradicional de fazer esse efeito e acabamento de parede de cimento queimado.
E apesar de ser uma maneira simples e muito usual, gera um pouquinho de bagunça e sujeira, então pode não ser a opção perfeita para quem quer fugir do processo de obras e reformas.
O resultado da parede de cimento queimado tradicional é um visual não uniforme com pontos mais claros e escuros e pequenas manchinhas ao longo do cimento, resultado que fica lindo para uma proposta estilo industrial.  

Na sala de jantar, a aposta foi pela mesa tulipa oval
 
Nesta sala de jantar a ideia de fazer uma parede de cimento queimado agregou muito mais estilo ao ambiente que segue uma proposta de decoração moderna.
A parede cinza e manchada destaca o buffet roxo e os detalhes coloridos da decoração.
A harmonia na decoração é mantida pelo piso cinza, que também lembra cimento queimado e faz um ponto de ligação entre os acabamentos presentes no ambiente.


Outra proposta para usar o cimento queimado como acabamento de uma parede é este home office, que segue uma proposta de decoração moderna.
E além da parede cinza, o ambiente ainda tem a bancada de cimento queimado, o que garante um móvel de alvenaria, mas em estilo moderno e que fica em total harmonia com o ambiente.
Para iluminar um pouco o espaço que tem vários pontos em cor cinza, a aposta foi por incluir bastante iluminação e detalhes em branco.  


O acabamento de cimento queimado também é inspiração para o projeto da cozinha, como mostra a proposta.
No ambiente, além da parede com acabamento estilo industrial, ainda há a ampla bancada onde foi instalada a pia e o fogão cooktop, e o piso de cimento queimado.
No projeto, os móveis planejados em madeira clara trazem luminosidade para a cozinha com predominância de cinza.

Mais fotos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
2.Com tinta / pintura
Se você não quer se render à parede de cimento queimado por conta do processo que gera um pouquinho de bagunça, há uma alternativa – apostar na tinta com efeito de cimento queimado.
Essa tinta é bem mais simples de aplicar que o método tradicional de fazer o acabamento e também deixa o processo mais rápido.
O efeito final é bem parecido com a maneira tradicional, e visualmente é difícil de perceber a diferença entre o cimento queimado tradicional e a tinta especial.
Além de todas essas vantagens, a tinta ainda tem a vantagem de não trincar, o que pode acontecer com o método tradicional e a base de concreto.  


Neste espaço a proposta para dar acabamento à parede foi pelo visual de efeito queimado, e para chegar ao resultado a aposta foi pela parede com textura e efeito de cimento.
O acabamento além da cor tradicional de cimento ainda ganhou pequenas ranhuras, que deixam visual menos uniforme e mais próximo do efeito visual da parede de cimento queimado tradicional.
E para dar um efeito moderno à decoração, a aposta foi por incluir detalhes amarelos na decoração, e assim criar um combo de cinza e amarelo, o que é uma super tendência de cores para a decoração.


 Outra proposta para incluir o efeito de cimento queimado através da pintura na sala de jantar é este projeto.
O projeto tem um visual todo moderno e com um mix de tendências, começando pela parede de cimento queimado que foi pintada e que tem um efeito sútil de brilho.
E como a parede já é um charme na decor, a aposta foi por valorizá-la ainda mais, acrescentando um grande espelho na superfície e que chama a atenção para esta área, além de aumentar visualmente as proporções do ambiente e ajudar na iluminação.
Mais fotos.

 

 

 

 

 

 
Quadros decoram a parede atrás do sofá
 

 

 

 

 

3. Com papel de parede
Se você ainda não se identificou nem com a maneira tradicional, nem com a pintura para chegar ao acabamento de parede de cimento queimado, uma alternativa ainda mais simples e sem sujeiras é o uso de papel de parede.
Esse tipo de revestimento tem a vantagem de não fazer bagunça, não deixar cheiro e dispensa a necessidade de esperar a tinta secar.
O efeito final e visual é bem semelhante as outras duas técnicas citadas anteriormente, mas ao toque dá para notar a diferença no acabamento. No entanto, se a ideia é recriar o efeito de parede de cimento queimado, o revestimento é sim uma aposta perfeita!
A desvantagem dessa técnica ainda fica em relação ao preço, que costuma ser um pouquinho mais caro que as outras duas técnicas.

O piso de madeira deixa o ambiente aconchegante
Se você está em busca de inspirações de ambientes decorados com papel de parede de cimento queimado, esta proposta é ótima.
No projeto, a aposta foi por usar o papel de parede em duas paredes perpendiculares do ambiente.
E para aumentar o destaque do acabamento, a sanca de gesso invertida e com iluminação foi perfeita, já que direciona um ponto de luz e destaque para a parede.


Entre as ideias de usar papel de parede com efeito de cimento queimado, está essa sala decorada.
No projeto, o papel de parede cinza foi usado na parede ao fundo do sofá, que também é cinza.
E para trazer um toque mais moderno e com cor ao projeto, a ideia foi de acrescentar detalhes coloridos à decoração, como: Almofadas do sofá; E tapete verde no chão.

Mais fotos.

 

 

 

 

 

 
Como Fazer Uma Parede de Cimento Queimado

E se você já está pensando em colocar a mão e na massa e fazer um projetinho DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo), separamos alguns tutoriais com passo a passo, para te ajudar nessa renovação da decoração e ter uma casa com referências e tendências da arquitetura moderna.

 

 
Gostou das ideias para parede de cimento queimado? Então, aproveite as dicas de como fazer e aposte nessa tendência de acabamento da arquitetura para renovar a decoração do lar.

fonte - casaeconstrucao.org