#DICA04 Rodapé Alto

segunda-feira, 5 de novembro de 2018 12:12:27 America/Sao_Paulo
Rodapé é um daqueles itens não necessários em uma obra, mas essenciais para criar uma decoração diferenciada. Dos acabamentos possíveis para interiores é um dos mais queridos e tem realmente um charme, acrescentando pontos positivos ao ambiente. Uma das opções é o rodapé alto, mas é preciso saber como escolher. Confira dicas a seguir.

 

Como Escolher o Tamanho do Rodapé Alto? Dicas
Rodapé está na lista de acabamentos de parede e pisos para ambientes internos ou externos. Costumeiramente são usados em locais de grande circulação por serem um diferencial na decoração do espaço. Os designers sugerem sempre de acordo com o tipo de piso e ambiente a ser criado.
O principal é entender qual a diferença entre rodapé alto e baixo. Um baixo (tradicional) teria entre três e sete centímetros. Já um alto é superior a isso e ai as medidas são infinitas. Alguns projetos seguem por mais de vinte centímetros acima e podem até se tornar meia parede. Fica na preferência de cada arquiteto e do dono da moradia.


 

Rodapé alto ou baixo, qual escolher?
A escolha entre o rodapé alto ou baixo depende muito do projeto. Se o ambiente é pequeno a preferência deve ser pelo baixo para não sofrer com o encurtamento visual. Também vale usar a mesma cor da parede para deixar o espaço ainda maior aos olhos.
Ambientes amplos, ao contrário, ficam muito melhores por delimitar espaço e não dá a sensação de estar em um espaço vazio.

Rodapé alto, qual modelo escolher?
Esta escolha depende do estilo do espaço. Uma sugestão muito usada é o rodapé do mesmo material do piso criando a continuidade visual. Isso ajuda em espaços pequenos para criar a sensação de amplitude, tornando o piso ainda maior e mais largo aos olhos.
Já ambientes muito amplos (acima dos 20 metros quadrados) a indicação é optar por um modelo de destaque, de cor diferente do piso.

Há ainda a opção de optar pela mesma cor ou semelhante ou ainda igual material de portas e soleiras. Criando a continuidade visual não há problema em optar pelo acessório em espaços pequenos.

Materiais para rodapé alto
Se você sempre pensou na beleza do item e como ficaria bacana no projeto, aglomere a este pensamento a questão “matéria prima”. O tipo de material usado no rodapé alto pode não influenciar de pronto no resultado, mas na sua durabilidade vai exercer valor.

Os mais usados são:
- Gesso – é o mais barato mas nem sempre o melhor. Locais úmidos podem sofrer bastante com esse material porque ele muda de cor(fica amarelado) e acaba caindo. Não pode ter contato com água. Combina com qualquer tipo de piso.
- Aglomerado – tem aparência de madeira mas é bem mais barato. Ainda traz a vantagem de não atrair cupins, mas estufa em paredes úmidas.
- Poliestileno – é feito de isopor reciclado e com alta durabilidade. Por ser vazado permite a passagem de fios sem problemas. Combina com todo tipo de fio, de madeira a cerâmica. Sua aplicação é super simples: cola industrial.
- Porcelanato – a durabilidade longa é uma enorme vantagem. Mas infelizmente não combina com todo tipo de piso, apenas com os de mesmo material ou frios como o cimento queimado.
- Madeira – muito usado em acabamentos estilo americano. Combina com piso de madeira também. É de alta durabilidade.
- Mármore – também é uma possibilidade. Resistente e altamente durável, tem como contrapartida apenas o valor.

 

 

Fotos de rodapé alto na decoração
A verdade é que podemos dar dicas de como usar rodapé alto na decoração, mas cada projeto é completamente individual e exige uma análise criteriosa sobre o modelo ideal. O que fica bom em uma determinada composição em fotos pode não ficar em sua casa na junção de elementos.
Uma das cores mais usadas é o branco por ser tradicional. Pode ser tom sobre tom (parede branca com rodapé branco) ou como elemento de destaque e funciona bem.
Piso claro com rodapé branco é sempre uma boa escolha e funciona para ampliar o espaço

 

Ambientes modernistas se saem muito melhor com rodapé preto. Mas é preciso ter mais itens na casa com a mesma cor e optar por uma parede clean.

 

 

 

Rodapé alto da mesma cor da soleira da porta é uma ótima proposta para criar continuidade no projeto.

 

Em paredes coloridas também é uma ideia moderna e muito querida no universo da decoração. A dica é sempre que houver estampa na parede (papel de parede ou qualquer outro revestimento) é só optar por um rodapé neutro.


 

Onde colocar? Tanto em quartos como cozinhas e banheiros o rodapé alto cai muito bem. Mas mais vez relembramos para analisar o projeto como um todo. Uma parede repleta de móveis e itens pode sofrer um pouco por excesso com a aplicação do rodapé.