#DICA07 Fita de Led na Decoração: Tipos, passo a passo e + de 70 fotos parte 01

segunda-feira, 5 de novembro de 2018 15:38:05 America/Sao_Paulo
Iluminação é essencial em uma casa, funcional e que serve ainda para incrementar a decoração dependendo do conceito. Pois é! A fita de LED é uma alternativa que surgiu para tornar o ambiente mais visível e com detalhes descolados, em cantos e diversas superfícies. Essa tendência veio para ficar e mostra uma versatilidade muito interessante. Que tal saber tudo sobre essa opção? Acompanhe o post e inspire-se!

Tanto para quem ama discrição ou elementos decorativos aparentes, a fita de LED dá um up em vários espaços da casa, desde móveis até ambientes inteiros. São muitas cores e formas de deixar o design mais bonito e personalizado, seja suave ou mais destacado.  
O que é? Como Funciona?
Fita de LED é um acessório parecido com o tradicional pisca pisca, mas que se caracteriza como uma fita flexível e que pode ser facilmente instalada. A iluminação se altera quanto à cor e a intensidade escolhida, com um gasto de energia relativamente baixo.
Para quem gosta personalizar e mudar toda a casa com opções econômicas e que garantem um destaque bonito e além do convencional, essa é uma tendência ideal tanto para o teto/sancas quanto para móveis em geral. A decoração fica linda e charmosa, unindo versatilidade e variedade em todo o projeto – além da criatividade para inovar para uma montagem atraente e de bom gosto.


Especialistas afirmam que a fita de LED na decoração serve como iluminação indireta, ou seja, como um ponto único de luz em uma superfície. Sendo assim, ela não é capaz de deixar todo o ambiente com luz, apenas pequenas partes e detalhes (e essa é a graça e fama desse adereço!). Funcionam tanto na versão 110/220V e necessitam de uma fonte de alimentação chamada de driver, com potência de acordo com o produto/marca.

Hoje em dia ficou muito mais simples e prático contar com essa alternativa para incrementar seu quarto e até a casa inteira. Se no exterior já é visto como tendência há algum tempo, no Brasil começa a se popularizar cada vez mais, como um ‘must have’ da decoração moderna. Vale a pena apostar para ver o quanto faz diferença, independente se você gosta de um conceito mais simplista ou abrangente.

Para saber como funciona a fita de LED na prática, assista o vídeo:

Como escolher? Tipos de fita LED
Existem três tipos chamativos que agradam pessoas de todos os gostos e em conceitos variados. 
- Branca quente: é semelhante às lâmpadas incandescentes, com um amarelo aparente;
- Branca fria: é parecido com as lâmpadas fluorescentes, branco e destacado;
- RGB: modelo colorido (R: red (vermelho) / G: green (verde) / B: blue (azul)),  que pode ser controlado pelo controle remoto, de modo ritmado, com intensidade controlada e com exibição de diferentes tons.
Quanto à potência, são três modelos principais:

- Fita led 3528 2,4w por metro – para projetos mais discretos, nos detalhes;
- Fita led 3528 4,8w por metro – a mais tradicional e usada na decoração;
- Fita led 5050 7,2w por metro – geralmente utilizada para iluminação mais potente e intensa.
SMXLL
Vantagens da fita de LED na decoração:

- Serve tanto para ambientes residenciais quanto comerciais (que tal deixar sua loja mais bonita e descolada?)
- A durabilidade chama atenção, com modelos que duram de 5 a 10 anos facilmente;
- Grande parte tem fita dupla face para uma instalação prática e otimizada;
- Não esquenta o ambiente e nem emite raios UV e infravermelho, sem danificar tecidos e superfícies;
- Podem ser controladas por um controle remoto, sobretudo o modelo RGB.
"Basta escolher uma versão de fita de LED de boa qualidade para ter um produto potente e durável, que deixará o ambiente mais bonito, moderno e com nuances variadas, de acordo com seu gosto e criatividade! Que tal ver muitas fotos desse acessório na decoração?"
Como instalar passo a passo
A instalação passo a passo da fita de LED é simples e você mesmo pode fazer em qualquer espaço que achar conveniente. Muitas opções têm colagem dupla face e podem ser cortadas facilmente. Para acompanhar o tutorial completo, selecionamos alguns vídeos que ensinam o procedimento rapidamente. Assista!

 

 Com controle

Se achar conveniente, contrate um profissional para fazer a instalação da fita de LED para você. 
Algumas fotos no teto
Tetos e sancas são os principais espaços em que você pode usar a fita de led na decoração. Que tal substituir as lâmpadas tradicionais por essa opção em um ambiente que não precisa de uma iluminação cheia, como uma sala de estar ou de jogos, por exemplo?

 

 

 

 

 

 Algumas fotos na TV
Quem ama aquele clima de cinema e odeia ver TV com luzes tradicionais e claras, a fita de LED é uma alternativa moderna que mantém apenas o aparelho aparente, muito utilizada em projetos atuais. 

 

 

 

 

 
 Algumas fotos na Cortina/Cortineiro
Uma ideia que conquista qualquer pessoa. O efeito da fita de LED na cortina e cortineiro garante uma exuberância e charme para sua sala e quarto. Se for o modelo RGB então, melhor ainda.


 

 

 

 No banheiro
Muita gente não gosta do banheiro iluminado com aquela luz super quente e clara. Um modelo de fita LED branca no box ou balcão da pia dá um toque sofisticado a esse ambiente, ainda mais em uma decoração clean e minimalista. 

 

 

 

 

 

 
 No espelho da penteadeira
Quem quer uma penteadeira camarim precisa ter um tipo de fita de LED branco para deixar o espelho aparente. A vantagem é que se complementa a muitas cores e tons!

 

 

 
Na cozinha / Sobre a bancada. 
A bancada da cozinha fica mais linda com uma fita nos detalhes retos, geralmente na parte de cima, um conceito interessante de ambiente moderno, sobretudo com branco ou prata.