#DICA09 Modelos de telhados: guia completo para a cobertura da casa parte 02

segunda-feira, 5 de novembro de 2018 16:34:28 America/Sao_Paulo
Curvo
O telhado curvo ainda é pouco usado, mas é uma das possibilidades entre os modelos de telhados. A cobertura possui uma inclinação leve e a curvatura na forma é a característica mais marcante desse tipo de cobertura.
Esse modelo de cobertura pede profissionais competentes para fazer a estrutura que pode ser madeira ou treliças metálicas, evidenciando a forma curvada.
A piscina redonda decora o jardim
 
As paredes de vidro valorizam a estrutura
 
Detalhes em madeira valorizam a fachada
 
Modelos de telhados conforme o material
Colonial
O telhado colonial é bem conhecido por conta da sua telha de mesmo nome.  A cobertura costuma lembrar projetos de casas coloniais, com telhado aparente em telha cerâmica, que pode seguir uma fachada com estilo rústico ou moderno.

 

 
Telhado verde
Na tendência das casas sustentáveis uma opção é investir no telhado verde. A cobertura com diversas espécies de plantas tem suas vantagens como:
- Manter a temperatura interna da casa agradável, já que absorve até 90% mais calor que os telhados tradicionais;
- Melhora a qualidade do ar ao entorno;
- Melhora isolamento acústico da casa;
- Criação de um jardim criativo e moderno.
A sala foi decorada com tons claros
E claro que entre todas as vantagens entre esses modelos de telhados verdes, há também seus contras que são: manutenção do jardim, mão-de-obra especializada para evitar infiltrações a partir do telhado e custo.

 

 
De vidro e policarbonato
O telhado de vidro ou policarbonato é ideal para garantir boa iluminação do ambiente, já que o material translúcido permite que a luz do dia ilumine espaços com falta de luminosidade.
Esse tipo de cobertura pode ser feita através de telhas de vidro que podem ser instaladas entre telhas de cerâmica ou por todo o ambiente, ou em placas de vidro ou policarbonato que revestem toda a cobertura, e ficam lindas em projetos externos, como a cobertura de pergolados.

 

De zinco
Entre as vantagens da telha de zinco na cobertura há a durabilidade, já que não trinca; o custo mais baixo; a fácil e rápida instalação que dispensa madeiramento reforçado, uma vez que a telha é leve.
Esse tipo de telhado ainda também tem suas desvantagens, como o barulho da chapa metálica em dias de chuva e a absorção de calor, problemas que podem ser resolvidos com a instalação de uma manta entre telhado e forro. Outro ponto negativo é a aparência, que não valoriza o projeto da casa, mas pode ser uma opção para telhados embutidos, ou amenizado com a pintura do telhado aparente.
A telha de zinco foi pintada em tom cerâmico
 
A casa segue o estilo industrial
 
Shingle / americano
As telhas Shingle são bem conhecidas das casas norte-americanas, e aos poucos estão ganhando cada vez mais espaço nos projetos brasileiros.
A garagem fica na lateral da casa
A vantagem desse tipo de telhado é o custo-benefício, já que alia beleza, durabilidade e preço.
A cobertura leve também faz com que a instalação seja rápida, e a disponibilidade de cores torna a telha versátil para diferentes projetos. 

 

 

Cerâmica
A telha germânica é uma versão, geralmente em cerâmicas, mas com design diferenciado – plana e com ponta arredonda – é o que a destaca no projeto.

Além do design que é lindo, esse tipo de telhado ainda permite inclinações, sendo ideal para projetos de telhados bastante inclinados e ao estilo das construções germânicas.

 

Agora que você já sabe tudo sobre os modelos de telhados, é hora de escolher qual o tipo de cobertura mais se adequa ao seu projeto.