#DICA11 Balcão para Churrasqueira: Como projetar? + 33 modelos

quarta-feira, 21 de novembro de 2018 17:19:38 America/Sao_Paulo
Está ansioso para construir a área de lazer de sua casa? Além de outros detalhes, é importante projetar um balcão para churrasqueira, pois trará mais comodidade, praticidade e sofisticação ao ambiente externo. Ele deve ser idealizado juntamente com toda a área para churrasco, já que é necessário um determinado espaço livre para que nada fique estreito e de difícil movimentação.
Se você quer saber dicas de como projetar, quais as medidas corretas e se inspirar com variados modelos de balcão, acompanhe nosso artigo. Você vai sair daqui craque para desenhar seu próprio projeto. Vem com a gente!

Como projetar? Medidas Mínimas e Ideais
Quando projetamos nossa casa, seja na cidade, no campo ou na praia, não podemos nos esquecer da área de lazer e descanso. Afinal, todos nós merecemos horas de descontração após uma semana cheia de trabalho e ocupações, não é mesmo? E como muitos brasileiros apreciam um bom churrasco, essa é a melhor maneira de começar a construir esse espaço.
Para se ter uma ideia, a área para churrasqueira é tão visada, que a maioria prefere ter uma em casa, nem que seja pequenina, do que projetar uma piscina ou sala de jogos. O momento do churrasco é querido, pois junta os amigos e familiares para comer e conversar, além de funcionar muito bem para variadas comemorações.

E para sofisticar esse espaço, é importante que a churrasqueira seja cercada por um balcão útil e em uma altura, comprimento ideal, permitindo que se faça as refeições nele e que sejam colocados utensílios e alimentos sobre ele. Pense em um tampo que seja largo o suficiente para sua real funcionalidade.

É importante priorizar os seguintes tópicos ao projetar um balcão para churrasqueira:
- Material de fácil limpeza para evitar a proliferação de bactérias e fungos.
- Material que não tenha muita porosidade, para impedir infiltrações e manchas.
- Que tenha durabilidade e apresente custo-benefício.

- Que seja projetado para oferecer praticidade, em uma distância boa e altura para facilitar a rotina e o manuseio dos alimentos e utensílios.
- Por fim, que agregue com beleza e design, para agregar um valor maior ao seu imóvel.
Medidas mínimas
Especialistas dizem que a altura ideal para um balcão para churrasqueira, assim como a típica bancada que separa a cozinha da sala de jantar, é de 1 metro e 10 centímetros acabado. Considerando a massa, o balcão terá mais ou menos 1 metro e 8 centímetros do contrapiso. Mas contando com o piso, a massa e o tampo.
A altura de 1m10cm é a melhor escolha por conta do uso das banquetas, que são produzidas em um tamanho padrão, justamente para atender a essa medida de balcão.

Contudo, a altura mínima para se fazer um balcão desses é de 86 cm. Entretanto, pode ser que para o seu caso fique muito baixo, por isso é importante reconsiderar medidas e conversar com um profissional para adequar às suas características.
Não se esqueça do espaçamento perfeito para que você fique “dentro” dessa área gourmet de maneira confortável, que as pessoas possam circular nela, abrir a geladeira, lavar a louça, entre outras ações.

 
Veja um vídeo para você entender melhor e visualizar:

Encontramos outro vídeo super bacana, que mostra o passo a passo de como construir um balcão para churrasqueira. Neste caso a bancada é de tijolos à vista, mesmo estilo que a churrasqueira, e com o tampo de madeira. Veja e entenda as soluções práticas que você deve ter: 

Fotos e Modelos de Balcão para Churrasqueira
Há diferentes modelos de balcão para churrasqueira para você apostar. O mais escolhido ainda é o de tijolinhos à vista, que combinam bastante com o design das churrasqueiras tradicionais. O tampo, claro, é feito com outro material, geralmente, com mármore, granito ou madeira.
Mas hoje em dia as coisas estão diferentes, surgiram novos materiais, com design mais moderno e acabamento mais sofisticado. Nada impede você de escolher modelos rústicos para a área de lazer, contudo, é legal saber que atualmente há diversas opções.
Acompanhe com a gente muitas inspirações lindas que selecionamos. Vamos elencar de acordo com o material de cada balcão, dos mais clássicos ou mais modernos!
Veja os modelos de tijolo à vista
Modelos de tijolo aparente são muito requisitados. Eles dão um ar rústico e de casa de campo para o ambiente, e não deixam de ser bonitos, por isso nunca saem de moda. É um modelo simples, que pode ser feito por você mesmo, se apresentar habilidades e disposição.

 

 

Veja os modelos com pastilhas
As pastilhas também têm sido muito utilizadas por oferecer modernidade e sofisticação. O bom é que você encontra modelos de variadas cores e pode fazer a combinação que desejar. Elas também apresentam a vantagem de serem fáceis de limpar.

 

 

 

Veja um modelo diferente com filtros de café reciclados

Veja modelos com ladrilhos hidráulicos
Os ladrilhos hidráulicos são conhecidos como “azulejos”, mas são feitos de modo artesanal. Eles conferem beleza, alegria e deixam o ambiente exclusivo.